
Cajón, em espanhol, é o aumentativo da palavra caja, caixa.
O Cajón é um instrumento de percussão originado no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e fundos de gavetas (outra tradução para a palavra cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é Afro-Peruana. O Cajón atravessou as fronteiras do Peru e tem encontrado espaço nas expressões musicais de diferentes culturas pelo mundo afora. Paco de Lucia, violonista espanhol de renome internacional foi um dos responsáveis pela introdução do instrumento na música flamenca. O Cajón popularizou-se por sua sonoridade reconhecida como ideal para acompanhar as palmas, sapateado e o timbre das guitarras flamencas. Hoje é tão comum a presença do instrumento nas apresentações flamencas que muitos imaginam que sua origem é espanhola.
Construído totalmente em madeira, o Cajón mais difundido internacionalmente apresenta bordões (cordas de violão) ou esteira de bateria, colocadas por dentro sob o tampo, uma versão moderna que tem muita aceitação internacional. O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, e por sua assombrosa vibração e versatilidade. O Cajón vem ganhando espaço e se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores. É extremamente versátil para praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado acusticamente ou microfonado em apresentações ao vivo, provocando no espectador a sensação de “onde está a bateria???”. É um instrumento muito simples e acessível.
A Origem do Cajon
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
Um cajón (pronúncia em espanhol: ] kaxon [ "caixa" de gaveta ", ou" caixa ") é uma espécie de caixa de bateria tocada por esbofetear a face frontal (geralmente fina madeira ) com as mãos. O cajón é o mais utilizado, instrumento musical afro-peruana no século 20.
Escravos da África Ocidental e Central Africano origem nas Américas, especialmente no Peru , são considerados a origem do tambor cajón, embora o instrumento é comum em performance musical nas Américas. Em Cuba, o cajón é associado com o tambor afro-cubana, estilo de dança conhecido como rumba, enquanto no Peru está associada com vários gêneros afro-peruana.
O cajón foi provavelmente desenvolvido no litoral do Peru durante o início dos anos 1800. O instrumento atingiu um pico em popularidade em 1850, e no final do século 19 cajón jogadores estavam experimentando com o desenho do instrumento dobrando alguns dos pranchas em cajón corpo do instrumento para alterar os padrões de vibração sonora.
Sabendo que o cajón vem de músicos de escravos no período colonial espanhol Américas, existem duas teorias de origem complementares para o instrumento. É possível que o tambor é um descendente directo de uma série de boxlike instrumentos musicais de África ocidental e central, em especial Angola , e o Antilhas . Estes instrumentos foram adaptados pelos escravos peruanos do espanhol de caixas à sua disposição. Em cidades portuárias como Matanzas, Cuba usaram grades de transporte de peixe bacalhau. Em outros lugares, gavetas pequenas tornaram-se instrumentos.
Outra teoria postula que os escravos usavam caixas simplesmente como instrumento musical para combater contemporânea proibições colonial espanhol na música em zonas predominantemente Africano. Nesse sentido, cajóns poderia ser facilmente disfarçado de assentos ou bancos, evitando, assim como identificação de instrumentos musicais. Em toda a probabilidade, é uma combinação desses fatores - as origens Africano e supressão espanhol da música de escravos - que levou à criação do cajón.
uso precoce do cajón peruano foi para acompanhar Tondero e Zamacueca (versão antiga do Marinera) danças.
Na contemporaneidade, o instrumento tornou-se uma importante parte integrante da música peruana e música cubana .
Na década de 1970, o compositor e cajón peruano mestre Caitro Soto deu um cajón como um presente para o guitarrista espanhol Paco de Lucía , durante uma de suas visitas ao Peru. De Lucía gostei do som deste instrumento tanto que antes de sair do país, ele comprou um cajón segundo. Mais tarde, ele introduziu o cajón de flamenco música.
Hoje, o cajón é ouvido extensivamente em Cuba, litoral peruano ou criolla Musica estilos musicais: Tondero , Zamacueca e Waltz peruana moderna, Flamenco e certos estilos de modernos Rumba . O cajón flamenco foi introduzida somente nos anos 1970 pelo guitarrista Paco de Lucía . No Peru, foi dado o cajón pelo percussionista Caitro Soto . No sexteto Paco de Lucia, o cajón é jogado por percussionista brasileiro Rubem Dantas. O cajón moderno é frequentemente utilizado para acompanhar o violão e está aparecendo em estágios em todo o mundo na música contemporânea. Jesse Cook , Matt Krueger, Royal Flush e Jacks of All Trades, Bon Jovi, Nine Mile , Fightstar , Jennifer Lopez , The Dixie Garotas , Vince Gill , Ozomatli , Fleetwood Mac , Alejandro Sanz , com 's Child Destiny , Los Lobos , Eric Clapton , Keane , Anastácia , Atom Willard , Ben Harper , Lady Danville , Nada Surf , Ben Folds , Violent Femmes , Storm irlandês , Sara Groves , Scott Matthews , Gipsy Kings , Red Blue Querendo , Sandi Thom, Megson, Tyrone Wells com Mark Chipello, King Zack, Boyce Avenue , o flamenco espanhol popular / rock / rumba dupla Estopa , Norah Jones , Seth Lakeman , The Coronas , Jay Chou , foguetes espaciais e tangerinas e Tom Baxter foram recentemente apresentou o cajón, quer no palco ou na televisão, e alguns têm usado na gravação de seus discos.
Desde que foi amplamente disseminada no mundo, não só de percussionistas, mas também outros músicos começaram a tocar Cajón. O instrumento foi jogado, não só com as mãos, mas também com plásticos e escovas de metal, como normalmente utilizado para bateria. Outra maneira de jogar o cajon é usar um pedal bass drum ordinário, transformando o cajon em um instrumento de percussão indirecta. Isso permite que o jogador a bater-lo apenas como um pedal de-baixo-bateria, mas também restringe a posição normal do jogador. Em fevereiro de 2008, o percussionista italiano Ovidio Venturoso inventou e patenteou um aparelho para reproduzir o cajon tanto com as mãos e um pedal, sem alterar a posição padrão.
No Brasil , foi iniciada uma nova geração de percussionistas no "clube circuito acústico".
Em 2001, o Cajón foi declarada "Patrimônio Nacional" pelo peruano Instituto Nacional de Cultura.
Sabendo que o cajón vem de músicos de escravos no período colonial espanhol Américas, existem duas teorias de origem complementares para o instrumento. É possível que o tambor é um descendente directo de uma série de boxlike instrumentos musicais de África ocidental e central, em especial Angola , e o Antilhas . Estes instrumentos foram adaptados pelos escravos peruanos do espanhol de caixas à sua disposição. Em cidades portuárias como Matanzas, Cuba usaram grades de transporte de peixe bacalhau. Em outros lugares, gavetas pequenas tornaram-se instrumentos.
Outra teoria postula que os escravos usavam caixas simplesmente como instrumento musical para combater contemporânea proibições colonial espanhol na música em zonas predominantemente Africano. Nesse sentido, cajóns poderia ser facilmente disfarçado de assentos ou bancos, evitando, assim como identificação de instrumentos musicais. Em toda a probabilidade, é uma combinação desses fatores - as origens Africano e supressão espanhol da música de escravos - que levou à criação do cajón.
uso precoce do cajón peruano foi para acompanhar Tondero e Zamacueca (versão antiga do Marinera) danças.
Na contemporaneidade, o instrumento tornou-se uma importante parte integrante da música peruana e música cubana .
Na década de 1970, o compositor e cajón peruano mestre Caitro Soto deu um cajón como um presente para o guitarrista espanhol Paco de Lucía , durante uma de suas visitas ao Peru. De Lucía gostei do som deste instrumento tanto que antes de sair do país, ele comprou um cajón segundo. Mais tarde, ele introduziu o cajón de flamenco música.
Hoje, o cajón é ouvido extensivamente em Cuba, litoral peruano ou criolla Musica estilos musicais: Tondero , Zamacueca e Waltz peruana moderna, Flamenco e certos estilos de modernos Rumba . O cajón flamenco foi introduzida somente nos anos 1970 pelo guitarrista Paco de Lucía . No Peru, foi dado o cajón pelo percussionista Caitro Soto . No sexteto Paco de Lucia, o cajón é jogado por percussionista brasileiro Rubem Dantas. O cajón moderno é frequentemente utilizado para acompanhar o violão e está aparecendo em estágios em todo o mundo na música contemporânea. Jesse Cook , Matt Krueger, Royal Flush e Jacks of All Trades, Bon Jovi, Nine Mile , Fightstar , Jennifer Lopez , The Dixie Garotas , Vince Gill , Ozomatli , Fleetwood Mac , Alejandro Sanz , com 's Child Destiny , Los Lobos , Eric Clapton , Keane , Anastácia , Atom Willard , Ben Harper , Lady Danville , Nada Surf , Ben Folds , Violent Femmes , Storm irlandês , Sara Groves , Scott Matthews , Gipsy Kings , Red Blue Querendo , Sandi Thom, Megson, Tyrone Wells com Mark Chipello, King Zack, Boyce Avenue , o flamenco espanhol popular / rock / rumba dupla Estopa , Norah Jones , Seth Lakeman , The Coronas , Jay Chou , foguetes espaciais e tangerinas e Tom Baxter foram recentemente apresentou o cajón, quer no palco ou na televisão, e alguns têm usado na gravação de seus discos.
Desde que foi amplamente disseminada no mundo, não só de percussionistas, mas também outros músicos começaram a tocar Cajón. O instrumento foi jogado, não só com as mãos, mas também com plásticos e escovas de metal, como normalmente utilizado para bateria. Outra maneira de jogar o cajon é usar um pedal bass drum ordinário, transformando o cajon em um instrumento de percussão indirecta. Isso permite que o jogador a bater-lo apenas como um pedal de-baixo-bateria, mas também restringe a posição normal do jogador. Em fevereiro de 2008, o percussionista italiano Ovidio Venturoso inventou e patenteou um aparelho para reproduzir o cajon tanto com as mãos e um pedal, sem alterar a posição padrão.
No Brasil , foi iniciada uma nova geração de percussionistas no "clube circuito acústico".
Em 2001, o Cajón foi declarada "Patrimônio Nacional" pelo peruano Instituto Nacional de Cultura.
1 comentários:
Olá Amigos do Cajon do Giba... quero contar-lhes que sou um Uruguaio que vim para Uruguaiana RS Brasil onde vivo ate hoje em 1996, trouxe comigo meu Cajon Peruano feito por um Luthier Uruguaio todo em Cedro como manda o "figurino", Cajon este que desde aqueles anos subiu a diversos cenários desta tríplice fronteira. Sou suspeito para falar mas acho ter sido o introdutor deste versátil instrumento no Brasil, sem interesse em me gavar por isso também posso dizer que por contagio do meu Cajon começou a febre da sua fabricação lá no inicio da década de 2000, anos em que meu Cajon causou muita curiosidade e admiração por parte de profissionais da musica desde o dia em que subiu ao palco da Califórnia da Canção Nativa no ano de 1997 em Uruguaiana RS.
Amigos, era o que oportunamente tinha para compartilhar com vocês no momento, muito obrigado!! um Forte Abraço deste Cajonero Latino!!
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